Imagens de uma piscina transbordando num dos arranha-céus de Balneário Camboriú, durante o temporal da última terça-feira (23), viralizaram nas redes sociais. De autor desconhecido, elas mostram, através da movimentação da água na piscina, o balanço provocado na estrutura do prédio pelo vento que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chegou a 90 quilômetros por hora durante o temporal.
O prédio que aparece na gravação é o Millenium Palace, que tem 177 metros de altura e 46 andares. A construtora FG, responsável pelo edifício, emitiu nota nesta quinta-feira em que ressalta a segurança da construção. A empresa afirma que os projetos passam por avaliações em caso de intempéries — inclusive ensaios em túneis de vento na empresa BRE, na Inglaterra.
O movimento, explica a construtora, é natural e garante que não haja danos à estrutura. “Prédios altos como os de Balneário Camboriú são projetados para suportar ventos muito superiores ao máximo valor previsto para eles, porém no momento dessas rajadas muito elevadas de vento, a água e objetos pendentes podem ser amplificadores da sensação de movimento, que no caso de edificações seriam as piscinas e lustres”, afirma a nota.
O Millenium é um dos prédios de alto luxo de Balneário Camboriú, onde os apartamentos são anunciados a R$ 13 milhões. As imagens são de dentro de um dos apartamentos, porém o andar não foi divulgado pela construtora.
Fonte: Portal Aconteceu