Prefeitura diz que está em fase final do plano de trabalho a ser entregue para secretaria em Brasília. Governo federal reconheceu situação de emergência.
Técnicos da Defesa Civil Nacional estiveram em Florianópolis nesta quinta-feira (25) para verificar locais que registraram estragos por causa das chuvas que atingiram o município em 10 e 11 de janeiro. Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, Luiz Eduardo Machado, a vistoria foi feita em ruas danificadas e onde houve quedas de muro e destruição de pontes.
Na quarta (24), houve reunião em Brasília entre a prefeitura e o Ministério da Integração Nacional. O município deve receber R$ 10 milhões do governo federal. A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência de Florianópolis, informação publicada no Diário Oficial da União na segunda (22). A prefeitura calcula que serão necessários R$ 54,8 milhões para reparar os danos.
O Ministério da Integração Nacional disse em nota nesta quinta que os representantes da Defesa Civil Nacional foram a Florianópolis para “acompanhar e agilizar a elaboração dos planos detalhados de resposta e de reconstrução”.
Vistoria
De acordo com a prefeitura, os técnicos, acompanhados do diretor da Defesa Civil Municipal, visitaram os bairros:
Costa da Lagoa
Monte Verde
Saco dos Limões
Ratones
Vargem Grande
Vargem Pequena
Córrego Grande
Cacupé
“Estamos em fase de término de plano de trabalho e encaminhamento da aprovação do plano”, disse o diretor da Defesa Civil Municipal. Esse documento é necessário para que o governo federal libere os recursos para a prefeitura.
Fonte: DIÁRIO CATARINENSE