Após teste de carga, Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, passará por ajustes de sinalização
Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura, nova etapa de obras terá ajustes para instalação de guarda-corpos e iluminação funcional.
Após passar pelo teste de carga que terminou na madrugada desta quinta-feira (19), a Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, irá receber ajustes para instalação dos guarda-corpos, sinalização viária e iluminação funcional. A estrutura está prevista para ser reaberta no dia 30 de dezembro.
As avaliações envolvendo a área de segurança da estrutura foram feitas em etapas e concluídas por volta das 2h30. Segundo a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, os testes não apontaram problemas no local, conforme previsto em projeto.
No total, foram utilizados 48 caminhões carregados com areia e argila, que ficaram enfileirados na ponte. A estrutura suportou 960 toneladas, o que representa aproximadamente 80% da carga máxima prevista. As informações da avaliação devem ser reunidas em um relatório. Os trabalhos foram acompanhados pelo governador Carlos Moisés (PSL).
Ainda de acordo com a pasta, os ajustes devem prosseguir até março, com a complementação dos serviços de engenharia, inclusive envolvendo a iluminação cênica. Depois será feito o planejamento de ocupação do entorno.
Reabertura
A Ponte Hercílio Luz está fechada desde 1991. A previsão é que, depois da reabertura, a prioridade no tráfego seja dada para o transporte coletivo, ciclistas e pedestres. O novo sistema viário será inaugurado no próximo dia 21, quando começa a operação da linha executiva municipal Ponte Viva Circular Centro, que seguirá até o entorno da estrutura.
Segundo o Governo do Estado, desde 2006, quando os primeiros contratos foram assinados para início dos trabalhos para recuperação da ponte, o valor contratado soma R$ 474.910.654,56.
Para a reabertura da ponte, estão programadas diversas atividades entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, por meio do projeto Viva a Ponte. Serão atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas.
Fonte: G1