Moradores de São Bento do Sul lotam postos de saúde após confirmação de caso de febre amarela
Profissionais da saúde foram a Mafra para reunião sobre diagnóstico precoce da doença. Cinco postos de saúde ficaram aberto nos sábado para vacinação.
Em São Bento do Sul, no Norte de Santa Catarina, 970 pessoas procuraram os postos de saúde da cidade no sábado (25) e se vacinaram contra a febre amarela. A cidade foi a primeira do estado a confirmar um caso da doença em humano em 2020. O paciente tem 48 anos e estava internado no hospital até a publicação desta notícia. A prefeitura reforçou que tem estoque da vacina. A aplicação é gratuita.
A confirmação do caso ocorreu na sexta (24). O paciente está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis. O diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC). O paciente não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).
No sábado (25), cinco postos de saúde de São Bento do Sul abriram das 8h às 12h para a vacinação. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, as filas eram grandes também nesta segunda. Na sexta, 500 pessoas procuraram a imunização.
Nesta segunda, profissionais da saúde das cidades do Norte do estado foram até Mafra, cidade da região a cerca de 60 quilômetros de São Bento do Sul, para uma reunião sobre a doença e o diagnóstico precoce da febre amarela.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o paciente que contraiu a doença está em estado grave e completou 48 anos no domingo (26) no hospital.
Vacina
Devem ir às salas de vacinação pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade que nunca tenham tomado uma dose da vacina. Já os idosos devem receber a imunização com orientação de um profissional de saúde.
Febre amarela
A febre amarela pode levar à morte em uma semana, se não tratada rapidamente. A doença é transmitida por um mosquito. Em áreas de mata, o transmissor são insetos do gênero Haemagogus e Sabethes. Nas cidades, é o Aedes aegypti.
Os sintomas da doença são, segundo a Dive-SC:
início súbito de febre;
calafrios;
dor de cabeça intensa;
dores nas costas e no corpo;
náuseas e vômito;
fraqueza e cansaço;
dor abdominal;
pele amarelada.
Fonte: NSC