ECONOMIA
– Novo corte: Copom reduz taxa de juros para 4,25%
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, reduzir a Selic, a taxa básica de juros da economia, de 4,50% para 4,25% ao ano. Este é o quinto corte da taxa no atual ciclo, após período de 16 meses de estabilidade. Com isso, a Selic está agora em um novo piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996. (Via Estadão)
– Bolsonaro assina PL para mineração em terra indígena
O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta quarta-feira (5) o projeto de lei do governo que autoriza exploração mineral, produção de petróleo, gás e geração de energia elétrica em terras indígenas. Ao defender a nova proposta, que deverá passar por análise do Congresso, ele afirmou que confinaria, se pudesse, defensores do meio ambiente na Amazônia para que eles ‘deixem de atrapalhar’. (Via Estadão e Correio Braziliense)
– Câmara derruba liminar que afastou deputado
O plenário da Câmara rejeitou ontem o afastamento do deputado federal Wilson Santiago (PTB-PB). Ele estava afastado do parlamento desde dezembro por ordem de Celso de Mello, ministro do STF. Wilson Santiago é um dos investigados da operação Pés de Barro, da Polícia Federal, sobre superfaturamento em obras da adutora Capivara, no interior da Paraíba. De acordo com o Ministério Público Federal, o caso envolve crimes de peculato, lavagem de dinheiro, fraude licitatória e formação de organização criminosa. (Via Veja)
SAÚDE
– Senado aprova regras de quarentena para o coronavírus
O Senado aprovou ontem o projeto que prevê regras para quarentena e medidas de enfrentamento do coronavírus. O texto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro e poderá virar lei imediatamente após a confirmação do chefe do Planalto, que deve acontecer entre hoje e amanhã. Na quarta, dois aviões da frota presidencial deixaram o País para resgatar pelo menos 34 brasileiros em Wuhan, cidade da China, o epicentro do novo coronavírus. (Via Estadão)
– Coronavírus: mortes chegam a 565
Já são 12 os países com ao menos um caso de transmissão interna de coronavírus, segundo o mais recente boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em todo o mundo, 565 pessoas morream, sendo 564 na China (incluindo uma morte em Hong Kong), e outra nas Filipinas. O Brasil só tem casos suspeitos de coronavírus, nenhum confirmado. (Via Estadão)
MUNDO
– Trump é inocentado no Senado e segue presidente
Em votação histórica que durou pouco mais de meia hora, a maioria dos senadores americanos votou, na quarta-feira (5), pela absolvição do presidente Donald Trump, que havia sofrido impeachment pela Câmara alguns meses antes. Com o desfecho, que já era esperado, Trump permanece na Presidência para disputar a reeleição em 3 de novembro. Entenda o julgamento. (Via BBC News Brasil)
LUTO
– Morre Kirk Douglas, lenda do cinema, aos 103 anos
O ator Kirk Douglas, que estrelou filmes icônicos como ‘Spartacus’, morreu na quarta-feira, aos 103 anos, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo filho, o também ator Michael Douglas, em comunicado. Kirk vinha passando por problemas de saúde desde 1996, quando sofreu um acidente vascular cerebral. (Via Veja)
FUTEBOL
– Corinthians perde e se complica na pré-Libertadores
O Corinthians visitou o Guaraní-PAR pela partida de ida da segunda fase prévia da Copa Libertadores e foi derrotado por 1 a 0. A vaga na terceira fase, a última antes dos grupos, será definida na próxima quarta-feira, às 21h30, na Arena em Itaquera. (Via ESPN)
LOTERIA
– Mega-Sena acumula de novo e vai a R$ 90 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.231 da Mega-Sena na quarta-feira (5) e o prêmio acumulou de novo, para R$ 90 milhões. O próximo sorteio será no sábado (8). Confira os números de ontem. (Via Exame.com)
Fonte: MSN