As eleições deste ano acentuaram a tendência de queda do voto em legenda em todo o Brasil. Foram pouco mais de 5,6 milhões, contra 7,4 milhões registrados no pleito de 2016.
Essa foi a disputa municipal com a menor soma de votos direcionados diretamente aos partidos em 20 anos. O total de 2020 corresponde à metade do que foi registrado, por exemplo, nas eleições de 2000. Os dados são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
O voto em legenda ocorre quando o eleitor escolhe depositar seu voto para vereador ou deputado em um partido e não em um candidato. Os votos são somados e ajudam o partido a atingir o quociente partidário, ou seja, a definição de quantas cadeiras, afinal, cada legenda poderá ocupar no Legislativo local.
A soma dos votos em legenda por partido mostra um impacto forte no PSDB e no MDB, que tiveram perda de até 50% de votos. Houve redução expressiva também para o PDT (-34%) e para o PSB (-36%). O PT também apresentou queda, mas em um patamar menor: de 9% entre 2016 e 2020. Isso fez com que o partido superasse o MDB em votos de legenda neste ano.
Fonte: O Sul