Invenção de catarinense para lavouras de arroz se populariza como ‘chupa cabra’

  15/06/2018 - 10:49

O engenheiro mecânico Max Hélio Hemmer trabalhava na empresa do pai, que fazia peças para tratores, quando decidiu aceitar o desafio de diversos produtores de arroz: eles queriam um equipamento que permitisse que entrassem nas lavouras sem precisar descer do trator. Foi assim que nasceu o ‘chupa cabra’, como ficou conhecida invenção que projetou a empresa de Massaranduba para todo Brasil.

De acordo com o engenheiro, até 1995 o trabalho de preparação do solo e colheita de arroz era manual, mas por causa do lodo característico das lavouras, havia o risco de doenças, como infecções causadas por pequenos animais, além de problemas pulmonares. Por isso, os produtores que conheciam Max e a família constantemente sugeriam que eles desenvolvessem uma solução.

O empresário teve a ideia em 1995 e no ano seguinte ele desenvolveu um protótipo: rodas de grande diâmetro, mas espessura fina, para serem acopladas ao mini trator que a maioria dos produtores já tinha na propriedade. Elas permitiam que o produtor se deslocasse pela lavoura sem danificar o plantio.

“O protótipo foi circulando entre vários produtores para que eles pudessem testar. E eles foram dando sugestões para melhorar o produto. Foi um sucesso! E assim surgiu a Brasélio Tratores”, explica o empresário.

Conforme Hemmer, uma peculiaridade foi que os próprios produtores financiaram a ideia: “na época não existiam tantos financiamentos agrícolas, mas existia uma necessidade e os agricultores acreditaram nessa parceria de desenvolvimento”, comenta. A venda estava feita antes mesmo de existir um produto, segundo Hemmer.

FONTE: G1 SC

Peça Sua Música

As Mais Pedidas

Gustavo Lima

Homem de Família

Jorge e Mateus

Nocaute

Marília Mendonsa

Você faz falta aqui

Naiara Azevedo

Cinquenta Reais

Zé Neto e Cristiano

Cadeira de Aço