POLÍTICA
– Bolsonaro diz que foi pressionado a demitir Guedes
O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (2) que sofreu pressão dentro do governo para demitir o ministro da Economia, Paulo Guedes, depois de declaração sobre o AI-5, em 25 de novembro. ‘Quem pede a cabeça do Paulo Guedes quer desestabilizar a economia’, disse o presidente. Em evento nos Estados Unidos, Guedes disse que não é possível se assustar com a ideia de alguém pedir reedição do AI-5 diante de uma possível radicalização dos protestos de rua no Brasil. (Via Poder360)
– Governo encaminha privatização de pontos turísticos
Decreto do presidente Jair Bolsonaro, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), qualificou três dos mais conhecidos pontos turísticos brasileiros para o Programa de Parcerias de Investimento, que estuda a viabilidade de privatização para órgãos estatais. A medida encaminha a desestatização dos parques nacionais dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; de Jericoacoara, no Ceará, e do Iguaçu, no Paraná – onde estão localizadas as cataratas do Iguaçu. (Via VEJA.com)
EDUCAÇÃO
– 4 em cada 10 alunos não aprendem nem o básico
A nota dos estudantes brasileiros de 15 anos teve uma leve melhora na maior avaliação de educação básica do mundo, o Pisa. No entanto, 4 em cada 10 adolescentes não conseguem identificar a ideia principal de um texto, ler gráficos, resolver problemas com números inteiros, entender um experimento científico simples. Apesar de já ter tido posições piores, o País também se mantém entre as últimas colocações do ranking internacional nas três áreas avaliadas, Leitura, Matemática e Ciência. (Via Estadão)
ECONOMIA
– Bolsonaro sinaliza ligação a Trump após anúncio de taxação
O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira que, ‘se for o caso’, conversará com o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre intenção de aumentar tarifas sobre aço e alumínio de Brasil e Argentina como forma de compensar a desvalorização da moeda destes países. A medida foi anunciada mais cedo por Trump no Twitter. Entenda os motivos por trás da atitude de Trump. (Via Estadão, VEJA.com e Exame.com)
BRASIL
– Comando afasta PMs que atuaram em Paraisópolis
O comando-geral da Polícia Militar de São Paulo anunciou o afastamento do trabalho nas ruas dos policiais envolvidos na ação que deixou nove jovens mortos e dezenas de feridos durante um baile funk na favela de Paraisópolis, na zona sul da capital paulista, na madrugada de domingo. O afastamento já havia sido requisitado pela Ouvidoria da PM à Corregedoria da corporação, que está à frente das investigações. (Via VEJA.com)
– PF prende homem que citou ataque a Bolsonaro
A Polícia Federal prendeu, na sexta-feira (29), e cumpriu dois mandados de busca e apreensão, no domingo (1º), um homem que planejava um atentado contra o presidente Jair Bolsonaro. O suspeito é funcionário terceirizado da Escola de Sargentos das Armas (ESA), do Exército Brasileiro, de Três Corações, em Minas Gerais. De acordo com as investigações, ele fez as ameaças pelas redes sociais e teve os planos frustrados após um colega ver as mensagens e vídeos e denunciar o caso. (Via VEJA.com)
FUTEBOL
– Vasco vence e aumenta drama do Cruzeiro
O Cruzeiro não depende de si para se salvar da queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A derrota ontem para o Vasco, por 1 a 0, deixou o time mineiro em uma situação delicadíssima na competição. A Raposa tem de vencer os seus dois últimos jogos, contra Grêmio e Palmeiras, para ter chances de permanência. (Via Lance)
– Bola de Ouro: Messi é melhor do mundo pela 6ª vez
Na segunda-feira, a revista France Football anunciou o vencedor do seu tradicional prêmio, e o argentino se isolou na lista de ganhadores, deixando para trás Cristiano Ronaldo, com cinco. O português da Juventus, aliás, não foi a Paris para a premiação. Ele terminou em 3º lugar, atrás de Virgil van Dijk, do Liverpool. (Via ESPN)
Fonte: MSN Notícias